segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Viagem por " La Quebrada"   por valmir Roza Lima  parte 2

                                       

                             Salta à Yala



Sai de Salta numa manhã quente, pedalando em direção à ruta 9 que me levaria em direção à Jujuy.
Após aquela travessia costumeira da zona urbanizada, finalmente eu cheguei à parte menos movimentada da estrada.
Não sabia o quanto ia pedalar durante o dia, então eu comprei pão e chourizo numa vendinha na beira do caminho e segui em frente.
Essa zona é muito bonita e a vegetação é exuberante. num terreno meio plano, passei por alguns lugarejos famosos por seus grupos de Gauchos e por uns diques e lagos muito bonitos.
Depois de passar por Vaqueros, e  La Caldera ,finalmente cheguei no "Camino Corniza"

Camino Corniza, é uma serra linda que há alguns anos atrás eu desci de carro com os amigos, hoje iria descer pedalando, mas ainda assim parecia uma moleza.
Puro engano, eu negligenciei o estoque de água e desci os 40 Km de serra, morrendo de sede...ouvindo água cair no meio da mata e eu com sede por pura burrice.
Antes de terminar a serra, encontrei uma casinha, onde  pedi água à uma dona que estava cuidando de seus animais.


El Carmen

Eu já estava em terras Jujeñas, na cidade de El Carmen, cheguei meio perto da noite, e fui direto ao quiosque de informações turisticas, ver se encontrava um quarto pra passar a noite.

A senhora do lugar me atendeu prontamente e depois de alguns telefonemas, combinamos um preço e uma pousada.

Saímos do quiosque pra ela me indicar a direção da pousada, ela simplesmente virou pra trás e disse que a pousada era ali mesmo, ou seja, a pousada era atrás do quiosque de informações turísticas e a pousada era dela.Fui apresentado à filha da mulher que era quem gerenciava a pousada, uma jovem muito educada que é minha amiga até hoje no facebook.

Dormi uma noite tranquila e pela manhã enquanto amarrava os alforges na bicicleta conversei com alguns estrangeiros que estavam hospedados por ali.

Sai de El Carmen pela manhã e na primeira metade do dia eu pedalei tranquilo sem muito movimento de carros até que chegasse em Jujuy, uma cidade maior, com transito e várias bifurcações.

Não parei em Jujuy, deixei pra outra oportunidade, pois queria chegar logo à região de " La Quebrada",me informei da direção e pedalei o resto do dia com muito movimento tanto de carros quanto de ciclistas ao meu  lado.
Com o cair da tarde, cheguei pela primeira vez no camping "El Refúgio", um camping muito legal que fica à beira da estrada em Yala,um pouco depois de Jujuy.
Armei minha barraca, "No bom sentido",tomei um banho e jantei ali mesmo no bar do camping.
Depois da janta, fiquei conversando com o funcionário do camping até que chegou uma figura muito divertida.Era um homem meio velho que viajava pra todo lado com uma moto arrastando um baú com 2 rodas.

Esse homem era um vendedor de facas e aquele baú estava cheio de facas,ele viajava vendendo facas de cidade em cidade  em restaurantes, campings, hoteis e onde mais o aceitacem .Começamos a conversar os 3, eu o funcionário do camping e o vendedor de facas, foi muito divertido, falamos de futebol, de mulheres,churrasco, mas o bicho pegou mesmo quando começamos a falar de politica.....a conversa foi muito legal e quando me dei conta já era  uma hora da manhã, eu levei um susto e fui dormir.
















Valmir Roza Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário